Curiosidades sobre a capoeira: expressão culturalmente brasileira!

A capoeira não é apenas um esporte, mas também uma expressão da cultura afro-brasileira. Nela, os participantes praticam dança, música e artes marciais.

A capoeira se desenvolveu no Brasil ainda na época da colonização. Durante esse período, os descendentes de escravos africanos começaram a praticar a atividade que continua viva até os dias de hoje.

Continue com a gente para saber mais!

curiosidades sobre a capoeira

Origem e curiosidades sobre a capoeira no Brasil

Aliás, a capoeira é também uma forma de luta e resistência do povo negro brasileiro - especialmente depois de ter sido proibida, já que era uma expressão cultural majoritariamente do povo negro. No entanto, com o passar do tempo, a capoeira começou a ser difundida em diversos estados do Brasil e a incluir pessoas de diversas idades e etnias.

Devido à sua rica história, existem muitas curiosidades sobre o esporte. Para desvendar esses mistérios, confira a seguir cinco curiosidades sobre a capoeira:

Influência no futebol

Muitos não sabem, mas um dos movimentos mais admirados na hora de marcar um gol na disputa de futebol é o “gol de bicicleta”. Esse tipo de gol tem origem justamente na capoeira, uma vez que o movimento possui golpes com pé, joelho e cabeça.

Bom capoeirista

Na capoeira, os participantes utilizam roupas brancas com uma corda na cintura da calça. Acontece que as roupas têm a ver também com o nível de agilidade e de excelência do esportista. Aquele que mantiver a roupa sem manchas até o final da disputa é considerado um ótimo capoeirista.

Guerra do Paraguai

Como a capoeira foi desenvolvida no Brasil na época da escravidão e, portanto, praticada por escravos e seus descendentes, muitos negros foram convocados para participar da Guerra do Paraguai (1864 a 1870). A promessa era de que, ao final do conflito, esses participantes teriam a sua liberdade garantida.

Limão nas calças

Com a proibição da capoeira, a polícia passou a utilizar um método nada convencional para identificar os capoeiristas que se vestiam com calças boca de sino. Os policiais começaram a colocar limão na calça da pessoa que considerava suspeita. Caso a fruta caísse da calça, ela era considerada capoeirista.

Símbolo de força

Os capoeiristas considerados fortes e corajosos eram geralmente identificados pelo brinco de ouro na orelha. Assim, o acessório passou a ser um símbolo de força entre os praticantes da capoeira.

A importância do esporte nos dias atuais e por que devemos conhecer as curiosidades sobre a capoeira

Entender a cultura do povo africano escravizado no Brasil não é apenas uma forma de identificar a importância das manifestações e expressões de uma nação e de uma comunidade, mas também uma maneira de preservar o passado.

O Brasil foi construído a partir de diferentes etnias, e a Africana é uma das mais presentes na população do País. Para não esquecer, precisamos lembrar. E, para lembrar, precisamos preservar.

O esporte, ainda, ensina sobre responsabilidade, sobre respeito e sobre a busca por direitos. Conhecer as curiosidades sobre a capoeira é manter viva a chama da cultura africana e a extrema relevância que ela tem na nossa sociedade.