A capoeira é uma prática diferente das demais lutas. Primeiro, devido à sua origem que se deu ainda na escravidão no território brasileiro. Segundo, porque não é apenas um esporte que envolve lutas marciais. Pelo contrário, a capoeira vai muito além disso.
Continue com a gente para saber o que diferencia a capoeira das outras lutas!
Os capoeiristas precisam não apenas dar golpes com os pés, joelhos, cotovelos e cabeça, mas também precisam aprender a tocar instrumentos e a cantar para poder praticar capoeira. Por isso, o esporte é conhecido como uma expressão artística cultural.
Além da capoeira ser reconhecida com movimentos ágeis e de autodefesa, ela é vista como uma dança. Os capoeiristas se reúnem em uma roda com outros participantes ao som de música instrumental e palmas.
Confira a seguir as principais diferenças da capoeira em relação às demais lutas existentes no Brasil e no mundo!
Para ser considerado um bom capoeirista, os participantes não podem apenas dar atenção à luta. É necessário que haja dedicação aos instrumentos musicais Isso significa saber tocar berimbau, pandeiro, agogô, atabaque e reco-reco. É essa aptidão que irá definir um bom participante, uma vez que a música é o elemento fundamental da capoeira.
Além de saber tocar instrumentos, como o berimbau, os capoeiristas também precisam aprender a cantar músicas típicas da capoeira. Afinal, a música é um elemento vital nas disputas entre os capoeiristas.
Os movimentos da capoeira são conhecidos por seus nomes bem específicos. Entre as ações mais comuns, estão:
Geralmente, são movimentos bem colados ao chão e que têm ações com a cabeça para baixo.
A roupa utilizada na capoeira é uma grande identidade da luta marcial. Atualmente, os capoeiristas vestem uma calça branca com um cinto de corda na cintura. Apenas por essas características, qualquer pessoa já consegue identificar que se trata de um praticante de capoeira.
Dentro da capoeira existe um sistema de graduação para definir os níveis dos capoeiristas. Os praticantes menores de 15 anos utilizam cordões mais claros enquanto os maiores de 15 usam os mais escuros. Além disso, existem diversas cores, como verde, amarelo, azul, branco, colorido e dourado.
Entender o que é capoeira permite que você não apenas cometa gafes, mas que também valorize essa expressão cultural de luta e resistência. Trazida junto aos negros escravos da África, a capoeira é uma manifestação artística, de força e de paixão.
Diferentemente de lutas marciais, a capoeira joga aos esportistas e aos apreciadores toda a dor e todo o sofrimento da época da escravidão. Ignorar esse detalhe é menosprezar a principal busca dos capoeiristas: a igualdade.